Entendendo os tributos: ICMS, PIS, COFINS e ISS

entendendo tributos guimaraes toqueton contabil

(Foto: Freepik)

Uma das nossas principais missões é descomplicar elementos que interferem diretamente nas finanças e tributos do seu empreendimento, exatamente porque sabemos que a complexidade dos tributos pode gerar dúvidas e até mesmo gerar erros no manejo dos seus recursos.

Assim, hoje vamos esclarecer de vez o que são ICMS, PIS, COFINS e ISS, tributos frequentemente mencionados em materiais sobre gestão empresarial. Esses impostos e contribuições estão presentes em diversas operações do seu empreendimento, e entendê-los é essencial para uma administração eficiente.

Por isso, este guia foi preparado para que você compreenda, de forma prática, como cada um desses tributos funciona e qual a sua importância. Dessa forma, você poderá tomar decisões mais assertivas e evitar surpresas desagradáveis na hora de lidar com as obrigações fiscais da sua empresa.

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

Primeiramente, é um tributo estadual que incide sobre a movimentação de mercadorias e a prestação de certos serviços, como transporte interestadual e intermunicipal e comunicação. 

PIS – Programa de Integração Social

O PIS corresponde a uma contribuição social de natureza tributária, recolhida das empresas pelo Governo Federal. Seu principal objetivo é financiar o pagamento de benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego, além de contribuir para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

Mencionado frequentemente em nossos posts e matérias, é um tributo federal cobrado sobre a receita bruta das empresas no Brasil. Tem o objetivo de financiar a Seguridade Social, que engloba áreas essenciais como previdência social, saúde pública e assistência social para a população.

ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza

Por fim, é um tributo municipal que incide sobre a prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. A alíquota e as regras de cobrança variam de acordo com o município e o tipo de serviço prestado.

“Qual é o momento ideal para contratar um consultor financeiro para sua empresa?”, leia a matéria completa clicando aqui.

Compartilhe as suas dúvidas relacionadas à vida financeira do seu empreendimento! Com tudo isso, conte com os serviços especializados da equipe Guimarães Toqueton na missão de abrir e manter a contabilidade da sua empresa em dia: entre em contato por meio do link.

Nos acompanhe nas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin