4 atitudes que fazem pagar mais imposto de renda

(Foto: Olga DeLawrence/Unsplash)
Muitas pessoas acreditam que um truque aqui e ali pode reduzir a contribuição com o imposto de renda, mas a verdade é que essas ações podem trazer ainda mais dor de cabeça e prejuízos para o seu negócio, ao fazer você pagar mais imposto do que o necessário.
Pensando nisso, destacamos 4 atitudes extremamente comuns que, para alguns, são inofensivas e econômicas, mas podem que deixar um buraco ainda maior no seu orçamento. Continue lendo para conferir:
Declarar o valor incorreto dos bens
Inicialmente, declarar bens como imóveis e carros com um valor diferente pelo qual foi pago pode não render muitos problemas para o contribuinte.
Entretanto, a questão se torna mais complexa na hora de vender o bem, já que calcula-se o lucro com base no valor declarado.
Não considerar movimentações financeiras na declaração
Por mais que você não declare todos os ganhos do ano, os bancos enviam os históricos de movimentações financeiras dos clientes ao Governo. Assim, você corre o risco de pagar mais imposto de renda ao ser contestado pelo órgão público.
Não formalizar o seu empreendimento
Muitos autônomos preferem não formalizar o empreendimento exatamente para evitar o pagamento de impostos que vêm como MEI ou qualquer outro regime tributário.
Entretanto, o valor que pode ser pago exatamente pela falta de declaração dos ganhos pode ser ainda maior do que contribuir regularmente com um empreendimento formal.
Não contar com apoio profissional
Por fim, tanto para empreendimentos quanto para a gestão de finanças pessoais, a melhor opção é sempre contar com o apoio de uma equipe que entende do assunto e pode te oferecer as melhores orientações sobre a declaração do imposto de renda.
Com tudo isso, conte com os serviços especializados da equipe Guimarães Toqueton nesta missão: entre em contato por meio do link.