O que acontece quando a empresa não paga o Simples Nacional?

Simples Nacional

Ao optar pelo Simples Nacional na abertura da sua empresa, é preciso realizar o pagamento mensal do DAS para manter o seu empreendimento regular. Entretanto, o que acontece quando o pagamento não é realizado?

Como o Simples Nacional é calculado?

Primeiramente, é fundamental entender como o valor destinado à regularização do seu Simples Nacional será calculado depois de optar por este regime tributário para o seu negócio.

Diferente do DAS do MEI que se trata de um valor fixo para os empreendimentos, o Simples Nacional é calculado com base na receita bruta anual da empresa, ou seja, o faturamento referente aos últimos 12 meses.

A porcentagem referente ao DAS do Simples Nacional varia de acordo com a área de atuação de cada empresa, por isso, é fundamental consultar as tabelas para confirmar a quantia que está alinhada com a atividade do seu negócio.

“Abertura de CNPJ: como funciona, quanto tempo leva e tudo que você precisa saber”, clique no link para ler a matéria completa.

O que acontece quando o Simples Nacional não é pago?

Primeiramente, serão cobrados juros sobre o valor do DAS, com possibilidade de multa por inadimplência. Caso a dívida persista, ainda há o risco do CNPJ ser desenquadrado do Simples Nacional, por meio do Ato Declaratório Executivo (ADE), um documento essencial para registrar as irregularidades de empresas e contribuintes.

Com isso, o atraso persistente do Simples Nacional coloca a regularidade da sua empresa em risco de forma considerável e, por isso, deve ser uma grande prioridade nas contas a pagar e planejamento financeiro geral do seu empreendimento.

Você já sabia dessas informações importantíssimas para a gestão do seu negócio? Compartilhe as suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Com tudo isso, conte com os serviços especializados da equipe Guimarães Toqueton na missão de abrir e manter a contabilidade da sua empresa em dia: entre em contato por meio do link.